A Cia Em Cena Ser foi fundada em 2008 e nesses mais de 10 anos conta com 15 trabalhos entre espetáculos, contações e intervenções para adultos e crianças, além de projetos voltados para a cidadania cultural. Atualmente estamos trabalhando na produção do projeto A Praça é Sua, com patrocínio do Instituto CCR e CCR Nova Dutra, via Lei Rouanet.

 

Nosso mais recente trabalho artístico é Visões, uma experiência sensorial acessível para pessoas com deficiência visual. Participamos da Virada Sustentável, da Semana Inclusiva do SESC e ficamos em cartaz na UNIBES Cultural. Fizemos também uma intervenção que partiu da mesma pesquisa: Veja com outros olhos.

 

Em 2016, com recursos do Proac Edital – Festivais de Artes, produzimos a mostra Passa lá em casa – mostra de teatro em residências de Paraisópolis. Esse trabalho ficou entre os finalistas do I Prêmio Select de Arte e Educação, sendo apresentado no Seminário de Arte e Educação realizado no Centro Cultural Banco do Brasil.

Uma questão que tem guiado diferentes trabalhos é a relação com a plateia, a busca de intimidade com o espectador, para que o espetáculo não seja algo a ser observado, mas um encontro. Em consonância com algumas tendências do teatro contemporâneo, buscamos proporcionar uma experiência a ser vivida mais do que um espetáculo a ser visto. Para isso nos inspiramos em diversas linhas de pesquisa que tem a ver com a estética relacional, como a performance, o teatro imersivo, o teatro sensorial, além de manifestações populares que de alguma forma inserem o espectador na obra, ainda que não seja para uma participação direta. 

A Cia fez diversas contações e intervenções que foram apresentadas em Bibliotecas, CEUs, SESCs, ONGs e espaços culturais, além de participar de diversos lançamentos de livros. Destacamos Leia Sua Sorte!, intervenção cênico-literária em que um casal de esotéricos lê a sorte do público, revelando poemas, trechos de contos e citações de escritores consagrados. Para crianças, destacamos a peça Heróis de Verdade, de Flávio Colombini, que ficou em cartaz no Teatro Cleyde Yáconis.

Entre nossos trabalhos para adultos, destacamos Histórias de Terror de Edgar Allan Poe, que estreou em 2009 na Virada Cultural, ficou em cartaz no Porão do Centro Cultural e participou da II Mostra de Teatro Gira-Sola, dedicada a propostas cênicas inovadoras, em Ribeirão Preto. Em 2011, com recursos da Bolsa Funarte de Circulação Literária, viajou pelo Brasil: RN, ES e SP, foi apresentado no Espaço Cultural Furnas Eletrobrás, RJ e participou de simpósios de literatura na UNESP. Em 2012 participamos da Bienal do Livro, no estande da Fundação Volkswagen e de festivais internacionais na Bolívia e na Argentina, onde o espetáculo ganhou uma Menção pelo tratamento do texto literário. Em 2013, fizemos parte do 23º FIG – Festival de Inverno de Garanhuns – PE e, da Feira do Livro do SESC Maringá – PR; e em 2014 do X Festival A Arte de Contar Histórias, em SP.

Cristiana Gimenes, fundadora da Cia Em Cena Ser, é atriz, diretora, dramaturga e contadora de histórias. Formada em Artes Cênicas pela UNICAMP, licenciada em Artes, com especialização na área de educação e mestre em Estudos Culturais pela USP

Trabalha também como analista de projetos culturais, participando de comissões julgadoras de editais e prêmios em diversos estados.

ciaemcenaser@gmail.com                       São Paulo - Brasil

  • YouTube Social  Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now